Propriedades da amônia
1. Qual a região do bico de Bunsen deve ser usada para fundir o vidro?
Deve ser usada a região do meio da chama, entre a parte amarela e a parte azul da chama.
2. Descreva o procedimento e os cuidados para cortar um tubo de vidro.
Primeiro pegou-se um pedaço de tubo de vidro para ser cortado ao meio. Com o uso de uma lima, fez-se um sulco formando uma circunferência em torno do tubo, para dividí-lo em duas partes iguais. Segurou-se o tubo de vidro com as duas mãos envolvidas em um pano, para evitar cortes com as lascas do vidro que se formarão com a quebra. Fez-se pressão no local do sulco e, ao mesmo tempo, puxou-se as extremidades do vidro para fora. Apos quebrar o vidro, colocou-se a extremidade cortada no meio da chama do bico de Bunsen. Girou-se o tubo de vidro até formar uma borda lisa e regular.
3. Descreva o procedimento e os cuidados para dobrar um tubo de vidro e fazer uma pipeta de pasteur.
Pegou- se uma metade do tubo de vidro e colocou-se a parte que se desejava dobrar na chama do bico de Bunsen. Girou-se o tubo de vidro continuamente. Quando o tubo começou a amolecer, começou-se a dobrar por meio de uma suave pressão. Apos dobrar o tubo, voltou-se com o tubo para a chama para que voltasse a forma original, quando o tubo começou a amolecer, puxou-se lentamente as duas extremidades até obter-se a forma de uma pipeta de pasteur.
Tomando cuidado para não aproximar as mão da chama e manter o tubo de vidro girando continuamente para que ele não amoleça muito e nem se parta ao meio. Lembrando também que não se deve molhar o vidro enquanto estiver quente, pois acontecerá a quebra do mesmo.
4. Conclusão