Quimica
FACULDADES OSWALDO CRUZ
QUÍMICA BACHARELADO – 2º QX
SÃO PAULO - 2013
1. Introdução
A amônia ou amoníaco (NH3) é uma molécula formada por um átomo de nitrogênio ligado a três átomos de hidrogênio. Possui geometria molecular piramidal.
À temperatura ambiente e pressão atmosférica, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade. O que a torna altamente perigosa em caso de inalação. É inflamável, de um odor muito irritante e solúvel em água. Utilizada em compostos de agente refrigerante, na preparação de fertilizantes como nitrato de amônia, superfosfatos e nitrogenantes que são soluções de amônia e nitrato de amônia, sais de amônia e ureia. Na indústria petroquímica a amônia é utilizada como base para neutralizar ácidos provenientes do óleo cru a fim de proteger da corrosão os equipamentos pelos quais esse óleo vai passar. Largamente utilizada para a extração de metais como cobre, níquel e molibdênio de seus respectivos minérios.
O ácido nítrico, que tem fórmula molecular HNO3, é um ácido forte, sendo também bastante corrosivo e volátil à temperatura ambiente. O ácido nítrico fumegante é o ácido concentrado contendo óxidos de nitrogênio livres, dissolvidos, que elevem a concentração para mais de 96% em peso. Este ácido deriva seu nome porque fumega quando exposto ao ar. Apesar de ser menos estável que o ácido concentrado normal, o ácido nítrico fumegante reage mais vigorosamente, devido à presença dos óxidos nitrosos livres.
As indústrias de couro, tintas e vernizes, corante e de plásticos dependem do ácido nítrico devido à nitração. A indústria têxtil utiliza a nitração na produção de rayon, bem como na fabricação de nylon.
2. Objetivo
Preparação, identificação e verificação das propriedades do gás amônia e ácido nítrico.
3. Procedimento Experimental
I – Preparação da Amônia.
Misturou-se muito bem duas pontas de