biologia e refrigeração
Como relacionar a AMÔNIA com a BIOLOGIA? Essa é a pergunta que objetiva este trabalho, onde se desenvolverá ao longo da pesquisa.
INTRODUÇÃO:
A amônia é um gás incolor, bastante tóxico, que se dissolve bem na água. Uma vez em meio aquoso, a amônia forma o hidróxido de amônio (NH4OH). A produção mundial de amônia é praticamente feita por meio da reação entre os gases N2 e H2, pelo processo denominado Haber-Bosch ou pelo processo natural da formação da amônia, ou seja, através do ambiente.
Esta reação deve ocorrer em condições de pressão e temperatura ideais. Essas condições são favorecidas por meio do processo Haber-Bosch, para que se consiga obter um maior rendimento na produção da amônia.
A amônia serve de matéria-prima para um número elevado de aplicações. Ela é utilizada na fabricação de fertilizantes agrícolas, fibras e plásticos, de produtos de limpeza, de explosivos, refrigeração e etc.
Entre tantos empregos, podemos destacar:
Fertilizantes: sulfato de amônio, fosfato de amônio, nitrato de amônio e uréia;
Produtos químicos: ácido nítrico (utilizado na preparação de explosivos);
Fibras e plásticos: Nylon e outras poliamidas;
Produtos de limpeza: Detergentes e amaciadores de roupa;
Além do principal foco deste trabalho sua larga aplicação em instalações de refrigeração industrial com objetivo de manter a temperatura ideal dos produtos contido em câmaras frias;
Embora a amônia possuir uma grande vantagem, que seria sua larga aplicação como vimos acima, também tem suas desvantagens como seria o caso de ingestão deste produto químico que causaria náuseas, vômitos e danos ao longo do sistema digestivo. A inalação também é outro fator prejudicial pois seus vapores são muito irritantes e corrosivos. A amônia líquida também pode causar graves queimaduras, dependendo do caso até de 3º grau. Já pequenas quantidades de amônia ao nível ocular podem gerar danos permanentes.
AMÔNIA
A amônia ou gás amônia, também chamado de