Obtenção e verificação das propriedades do gás amonia
Objetivo
Obter o Gás Amônia (NH3) e verificar suas propriedades químicas e físicas.
Introdução
O Amoníaco, gás amoníaco ou amônia é um composto químico cuja molécula é constituida por um átomo de Nitrogênio ( N ) e três átomos de hidrogénio ( H ) de formula molecular NH3 , cuja formula estrutural é:
[pic]
A molécula não é plana, apresenta geometria piramidal.
O Amoníaco foi reconhecido como refrigerante em 1860 quando o francês Ferdinand Carre criou um sistema de refrigeração do tipo “absorção”, onde se utilizava o amoníaco como refrigerante e a água como agente de absorção. Aproximadamente uma década depois, o americano David Byle desenvolveu um compressor que se podia usar com amoníaco.
Ambas estas técnicas se vieram a desenvolver posteriormente, sendo que a estrutura básica do compressor elaborada em 1870 ainda se utiliza e está directamente relacionada com a refrigeração actual do amoníaco.
É de salientar que o amoníaco foi substituído pelos cloro-fluorcarbonetos (CFCs) nos anos trinta do século XX, pois o seu destino era outro. Servia para o combate, nomeadamente na fabricação de armas e explosivos. Mais recentemente voltou a ganhar “o papel principal” nos processos de arrefecimento, pois os CFCs causam um enorme dano à camada de ozono.
Como fluido usado na refrigeração, o amoníaco apresenta numerosas características e vantagens, sendo as mais importantes as seguintes:
Possui boas propriedades termodinâmicas, de transferência, de calor e de massa, em particular dentro das condições definidas pelos serviços e o rendimento das máquinas utilizando amoníaco é dos melhores;
É quimicamente neutro para os elementos dos circuitos frigoríficos, com excepção do cobre;
O amoníaco não se mistura com o óleo lubrificante;
Não é sensível na presença de ar húmido ou de água;
É facilmente detectável em caso de fuga por ser muito leve e, desta forma, é muito difícil ter uma falha