Propriedades coligativas
EBULIOSCOPIA E BULIOMETRIA
CRIOSCOPIA E CRIOMETRIA
OSMOSCOPIA E OSMOMETRIA
Propriedades Coligativas
A evaporação, a ebulição e o congelamento dos líquidos são fenômenos muito importantes. Nota-se também que esses fenômenos são alterados quando, ao líquido, se adiciona certa quantidade de uma determinada substância. Essas alterações são aproveitadas em muitos países de inverno rigoroso, para derreter a neve que se acumula em pontos perigosos das estradas de rodagem; ou para evitar que a água se congele e estoure os radiadores quando os automóveis ficam estacionados durante noites muito frias; em assim por diante. As propriedades coligativas das soluções são propriedades que dependem apenas do número de partículas dispersas na solução, independente da natureza dessas partículas.
- 3.1 - Conceito de pressão de vapor de um líquido; fatores que influenciam
A pressão de vapor de um líquido é quando as velocidades de evaporação e de condensação se igualam, e é atingido o estado de equilíbrio dinâmico e sem a alteração da temperatura, a pressão que se lê no manômetro permanece constante. Isso é também denominado pressão máxima de vapor do líquido.
São dois os fatores que influenciam nessa pressão de vapor de um líquido. O primeiro fator é a temperatura que, com o aumento dela, acarreta no aumento da pressão de vapor de um líquido. O outro fator é a natureza do líquido. Como exemplo, sendo o éter, esse líquido possuí maior pressão de vapor, ele é o líquido cujas moléculas evaporam mais facilmente (mais volátil). Portanto a pressão de vapor de um líquido indica sua volatilidade.
- 3.2 - Temperatura de ebulição de um líquido
Para que um líquido entre em ebulição é preciso que sua pressão de vapor seja igual à pressão atmosférica (é a pressão que atua sobre a superfície líquida). Assim, a temperatura na qual um líquido entra em ebulição depende da pressão exercida sobre ele.
Exemplo (água): - Quando a pressão externa sobre a