Propriedades coligativas
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo
São José dos Campos-SP
RELATÓRIO DE FÍSICO QUÍMICA I
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Alunos:
KARINA SATO NISHIMOTO 01210742
TATIANE VENTUROTT TONIATO 01310417 TATIANE SANCHES 01211488
Turma: 5 UNB Professora: VALDIRENE
INTRODUÇÃO
As propriedades coligativas são decorrentes das interações entre as partículas do soluto e do solvente. Elas independem da natureza do soluto, dependem apenas da concentração do mesmo, desde que a solução seja suficientemente diluída. São elas: abaixamento da pressão de vapor, elevação do ponto de ebulição, diminuição do ponto de congelamento e pressão osmótica. São fundamentais para análises químicas, como identificação de substância, determinação de massas molares; dessalinização da água; regulação da vida; e tantos outros fatores (ATKINS, 2003).
OBJETIVO
Analisar e compreender três propriedades coligativas: osmose, elevação ebulioscópica e abaixamento crioscópico.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1) Osmose:
A osmose é uma propriedade coligativa que corresponde ao surgimento da pressão osmótica de soluções. Osmose é quando o solvente passa de modo espontâneo, de um meio mais concentrado para um menos concentrado, através de uma membrana semipermeável. E osmoscopia é o estudo da mesma.
A osmoscopia foi primeiramente descrita por J. A. Nollet, que em uma experiência colocou espírito de vinho num cilindro, fechou a boca do mesmo com uma bexiga animal e mergulhou-o em água pura. A bexiga inchou consideravelmente e algumas vezes chegando a romper. Como a membrana animal era semipermeável, a água pôde atravessá-la, porém o álcool não.
Se colocar alguns glóbulos vermelhos do sangue em água pura, observa-se que eles irão inchar, e por fim, irão se romper. Se fizer uma espécie de “bolsa” com papel celofane e