Propriedades coligativas
Pesquisar a relação entre abaixamento do ponto de congelamento de uma solução e a quantidade de soluto nela dissolvida e determinar a massa molar de uma amostra desconhecida através de suas propriedades coligativas.
2. Introdução
Propriedades coligativas das soluções são propriedades que se somam pela presença de um ou mais solutos e dependem única e exclusivamente do número de partículas (moléculas ou íons) que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza do soluto. Isso significa dizer que a quantidade, e não a qualidade (ex.: tamanho, estrutura molecular ou massa), das partículas que estão juntas na solução é que irá influenciar na formação das propriedades coligativas.
- Tonoscopia: diminuição da pressão máxima de vapor.
- Ebulioscopia: aumento da temperatura de ebulição.
- Crioscopia: abaixamento da temperatura de fusão.
- Osmose: pressão osmótica. Tanto a elevação do ponto de ebulição e o abaixamento do ponto de fusão são proporcionais ao abaixamento da pressão de vapor em uma solução diluida
Elevação do ponto de ebulição:
Ponto de ebuliçãototal = Ponto de ebuliçãosolvente + ΔTb, onde:
ΔTb = molalidade * Kb * i, (Kb = constante ebulioscópica, a qual é 0,51°C kg/mol para o ponto de ebulição da água; i= fator de Van't Hoff)
Desde que o ponto de ebulição é alcançar no estabelecimento de equilíbrio entre fases líquida e gasosa, isto é, o número de moléculas entrando de um sistema iguala-se ao número de moléculas de vapor deixando o sistema, então uma adição de soluto iria causar obstáculo à algumas das moléculas deixando o sistema porque recobririam a superfície. Para compensar isto e reobter o equilíbrio, o ponto de ebulição é alcançado em temperatura mais alta.
Abaixamento do ponto de fusão
Ponto de fusãosolução = Ponto de fusãosolvente - ΔTf, onde:
ΔTf = molalidade * Kf * i, (Kf = constante crioscópica, a qual é -1,86°C kg/mol para o ponto de fusão da água,