Propriedades Coligativas
O estudo das quatro propriedades coligativas (Tonoscopia, Ebulioscopia, Crioscopia e Osmose) permite responder e entender questões como:
• Por que se acrescenta sal ao gelo para gelar cerveja em lata?
• Por que, acrescentando sal ou açúcar a uma quantidade de água que está iniciando fervura, ela para de ferver?
• Por que as águas dos oceanos não congelam totalmente, mesmo em locais muito frios, com a temperatura abaixo de 0°C?
• O que acontece quando se coloca sal sobre um pedaço de carne?
• O que acontece com um pedaço de fruta desidratada dentro de um recipiente com água?
• Por que o peixe do rio não consegue sobreviver no mar e vice-versa?
Crioscopia - estuda a diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não-volátil. Quando se adiciona um soluto não-volátil a um solvente, as partículas deste soluto dificultam a cristalização do solvente. Exemplo: o ponto de congelamento da água pura é superior ao da água poluída, por quê? A água poluída possui partículas não-voláteis que dificultam o congelamento deste líquido, já a água purificada, isenta de qualquer corpo estranho, chega à cristalização mais rapidamente.
Ebulioscopia - estuda a elevação da temperatura de ebulição do solvente em uma solução. Para que um líquido entre em ebulição é necessário aquecê-lo até que a pressão de vapor fique igual à pressão atmosférica, mas quando existem partículas insolúveis em meio ao solvente o processo é dificultado. Exemplo: no preparo do café: quando adicionamos açúcar na água que estava prestes a entrar em ebulição. Os cristais de açúcar antes de serem dissolvidos pelo aquecimento constituem partículas que retardam o ponto de ebulição da água, ou seja, o líquido vai demorar um pouco mais a entrar em ebulição.
Tonoscopia - estuda a diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente causada