Propriedades Coligativas
Quando duas substancias são misturadas no preparo de uma solução, a presença do soluto altera os valores das propriedades do solvente. Para se avaliar os efeitos do soluto sobre o solvente, torna-se imprescindivel conhecer as propriedades do solvente puro e as propriedades do solvente na solução para que possam ser comparadas.
O que acontece com o ponto de ebulição da água se adicionarmos sal de cozinha? Por que a água ferve mais rápido em locais de elevada altitude? Por que se adiciona sal nas estradas no inverno?
Estas perguntas estão relacionadas à propriedades que comparam o comportamento das soluções com o seu solvente puro.
Antes de iniciar o estudo das propriedades coligativas, é importante saber calcular o número de partículas que ficam dissolvidas nas soluções. Serão encontradas dois tipos de partículas, as moleculares e as iônicas.
PRESSÃO DE VAPOR
Em qualquer temperatura, as moléculas de qualquer líquido estão sempre em movimento. Algumas com velocidade (diferentes) maiores que as outras e por isso conseguem escapar do liquído, passando para a atmosfera. É o que acontece, por exemplo, com a roupa secando no varal ou uma poça d´água que vai desaparecendo.
A velocidade de evaporação do líquido é igual à velocidade de condensação de seus vapores. Dizemos, então que há um equilíbrio dinâmico entre o líquido e seus vapores. Os vapores do líquido chegaram ao estado de vapores saturados e que foi alcançada a pressão máxima de vapor do líquido.
Pressão máxima de vapor (Pv)