topografia
Viemos através deste, apresentar um levantamento topográfico planimétrico, realizados no LATEC em aulas práticas de topografia. Mostrando assim, os procedimentos necessários para se obter a extensão de um terreno ou área qualquer.
Para tanto, foram realizadas duas poligonais sendo uma fechada ramificada e a outra enquadrada. Onde utilizamos dos resultados de campo para a os devidos cálculos que serão apresentados em forma de planilhas e textos com resultados bastante significativos para este procedimento.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo geral
Executar um levantamento planimétrico no LATEC.
2.2. Objetivos Específicos
Compreender de forma prática e teórica os conceitos e métodos;
Interpretar planilhas topográficas;
Desenvolver conhecimentos básicos com relação a equipamentos;
Dominar habilidades que possibilitem utilizar da planimetria em Engenharia Civil.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1. Topografia
É a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização deles numa área qualquer. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.
A topografia é também instrumento fundamental para a implantação(chamadas locações) e acompanhamentos de obras como: projeto viário, edificações, urbanizações(loteamentos), movimento de terra(cubagem de terra), etc.
3.2. Apoio Topográfico Planímetro
Conjunto de pontos, materializados no terreno, com coordenadas cartesianas (x e y), obtidas a partir de uma origem no plano topográfico, que servem de base planimétrica ao levantamento topográfico. Estes pontos formam uma figura complexa de dados orientados, hierarquizados, onde os de ordem superior podem estar espaçados em até 10 km, e os de ordem inferior, em até 500m,