propriedade coligativas
GUILHERME HENRIQUE BARROS DOS SANTOS
APLICAÇÃO DE PROPRIEDADES COLIGANTES
SOROCABA
2014
E.M LEONOR PINTO THOMAZ
GUILHERME HENRIQUE BARROS DOS SANTOS
APLICAÇÃO DE PROPRIEDADES COLIGANTES
Trabalho apresentado a disciplina de química como exigência para obtenção de nota sobre solicitação e orientação do Prof. Samuel
SOROCABA
2014
RESUMO
Através da aplicação das propriedades coligativas, é possível se determinar as massas moleculares. Em muitos casos as propriedades de uma solução podem ser consideradas como sendo as do solvente puro, modificadas pela presença das moléculas do soluto.
Nestes casos o efeito sobre as propriedades do solvente depende do número de moléculas do soluto presentes, numa certa quantidade de solvente e não das propriedades específicas do soluto. Assim as alterações nos pontos de fusão (ou congelamento), ebulição e pressão de vapor de uma solução, depende principalmente do número de partículas implicadas.
Sumário
INTRODUÇÃO
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
São as propriedades das soluções que dependem do número de partículas dispersas e independem da natureza das partículas do soluto.
Quando se adiciona sal de cozinha, (NaCl) á água fervente nota-se que a fervura imediatamente pára.
Por quê?
PRESSÃO DE VAPOR
Quando um líquido se encontrar em um sistema fechado, este naturalmente evapora (L -V) e também condensa (V-L). Portanto, após um determinado tempo se estabelece um equilíbrio entre as fases (líquida – vapor) dentro desse sistema.
• A pressão de vapor não depende do volume do líquido, portanto é a mesma em frascos com quantidade de líquidos diferentes.
• Aumentando a temperatura acarreta um aumento na pressão de vapor de um líquido. Fase liquida: Aumentando a temperatura acarreta um aumento da energia das moléculas líquidas, o que implica em mais