PROPOSTA PEDAGOGICA
I. Justificativa: “A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, é o processo pelo qual a humanidade, como um todo, se eleva do plano animal e continua a desenvolver-se. Implica tanto a evolução individual quanto a universal.”
Friedrich Froebel.
A dinâmica do processo didático e o aperfeiçoamento do conhecimento solicitam do Coordenador Pedagógico que incentive e promova o hábito de estudos, leituras e discussões coletivas de textos, tanto os que trazem subsídios aos conteúdos específicos, quanto os que ampliam e aprofundam bases, encaminhamentos e concepções do ato educativo de ensinar e aprender, que caracteriza a especificidade da escola e do conhecimento que deve ser garantido. Sendo assim, a função e/ou a “missão” do coordenador, requer dele, então uma ampla e bem apoiada visão dos fundamentos, princípios e conceitos do processo didático.
Propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico e, obviamente, a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Neste contexto a ação do coordenador pedagógico tem como base um trabalho onde a participação e integração da tríade- aluno-professor-coordenador pedagógico, aliada a uma dinâmica ativa e coerente cujas linhas norteadoras contribuirão para um desenvolvimento eficaz em todo fazer pedagógico.
E é importante ressaltar que a ação do coordenador, deve ir além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e educadores, tendo que se manter sempre atualizado, buscando fontes de informação e refletindo sobre a prática pedagógica.
Com as experiências vividas como professora, coordenadora e vice-diretora na Rede Pública