Proposta Pedag Gica
Em cumprimento às exigências legais, foi elaborado o Plano de Ação para o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social- e demais órgãos de direito, tomando por base a faixa etária de 06 a 15 anos.
Foco do SCFV
De acordo com o caderno de orientações técnicas sobre o SCFV para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, da Secretaria Nacional de Assistência Social e do Ministério Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Serviço tem como foco:
– a constituição de espaço de convivência;
- a formação para a participação e cidadania;
- o desenvolvimento do protagonismo;
- o desenvolvimento da autonomia das crianças e dos adolescentes a partir de interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. A publicação estabelece, ainda, que:
- As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.
- O Serviço deve incluir crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações de direitos.
- Aos usuários, deve-se oferecer atividades que contribuam para ressignificar vivências de isolamento e de violação dos direitos, propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e atuar no sentido preventivo de situações de risco social.
Objetivos Específicos do SCFV
- Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural de crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de