PROPOSTA PEDAG GICA CURRICULAR DE GEOGRAFIA
ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO DE DOCENTES
ANO 2010
1 - Apresentação
As relações com a natureza e com o espaço geográfico fazem parte das estratégias de sobrevivência dos grupos humanos desde suas primeiras formas de organização.
No entanto, o estudo da geografia no Brasil, só se consolidou a partir da década de 1930, quando as pesquisas desenvolvidas buscavam compreender e descrever o ambiente físico nacional com interesses políticos do Estado.
Alguns fatos históricos destacam-se como precursores da Geografia
Crítica no Brasil. O principal deles foi o Encontro Nacional de Geógrafos
Brasileiros, 1978, em fortaleza e teve como tema de discussão a Geografia
Crítica.
A Geografia Crítica, como linha teórico-metodológica do pensamento geográfico, deu novas interpretações aos conceitos e ao objeto de estudo, trazendo as questões econômicas, sociais e políticas com fundamentais para a compreensão do espaço geográfico.
A discussão acerca do ensino de Geografia inicia-se pelas reflexões epistemológicas do seu objeto de estudo, hoje entendido como o Espaço
Geográfico, produzido e apropriado pela sociedade, composto por objetos naturais, culturais e técnicos e ações (relações sociais, culturais, políticas e econômicas) inter-relacionados.
O objetivo do ensino de geografia é que o aluno conheça as especialidades dos lugares e das paisagens geográficas, fazendo comparações e interpretando cada parte dentro do todo que é o espaço geográfico, realizando um trabalho de investigação do espaço em que vive: o bairro, o município, o próprio mundo. Assim poderá refletir como cidadão critico e interagir em sua realidade. Cabe também à disciplina de geografia proporcionar ao aluno conhecer as realidades vividas por outros grupos sociais, no Brasil e em outras partes do mundo.
2 - Conteúdos
Conteúdos Estruturantes:
Dimensão Econômica do Espaço Geográfico.
Dimensão Política do Espaço Geográfico.
Dimensão Cultural e Demográfica do