PROPOSTA METODOL GICA PARA
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
SILVANA DIAS DA PAIXÃO
JUCILENE NEVES
Resumo e Análise sobre a Proposta Metodológica para o Planejamento do Sistema único de Saúde. Programa de Ensino do curso de Enfermagem, Faculdade São Tomaz de Aquino, como requisito para a disciplina ADM Hospitalar.
SALVADOR
2015
Proposta metodológica para o planejamento no sistema Único de saúde
O processo de planejamento em saúde implica, no desenvolvimento de dois momentos articulados: formulação da Política e elaboração do Plano propriamente dito. O desenvolvimento desse processo no âmbito do SUS pressupõe a definição da base territorial e o reconhecimento da existência das diversas esferas de gestão, por conta do modelo macro-organizacional que contempla, como se sabe, os níveis federal, estadual e municipal. Em cada um desses níveis, portanto, pode-se desenvolver o planejamento de modo a se formular a Política correspondente (nacional, estadual e municipal). Do mesmo modo, em cada nível pode-se elaborar o Plano de Saúde, documento que resulta de um processo que contempla a realização da Análise da situação de saúde da população e do sistema de saúde, seguido dos Objetivos correspondentes a cada Problema identificado e priorizado e dos Módulos operacionais a estes vinculados.
A construção da Agenda estratégica corresponde ao que Matus considera um “programa direcional”, ou, na terminologia mais utilizada no Brasil, a “Política”, documento de orientação e monitoramento do processo de planejamento das ações de saúde que venham a se desenvolver em nível nacional e em cada um dos estados e municípios, correspondendo, portanto, à Política Nacional de Saúde, à Política Estadual de Saúde e à Política Municipal de Saúde.
Um documento desse tipo deve conter, portanto, a identificação dos principais problemas de saúde da população do território em questão e a identificação dos problemas do sistema de saúde, segundo o recorte territorial