Proposta Experimental Pi
Objetivos: Exercitar os conhecimentos sobre determinação de incertezas. Avaliar a incerteza de uma régua simples; Verificar experimentalmente o valor do número Pi e comparar com o valor real.
Atividade 01
Avaliação da incerteza de uma régua simples:
Utilizando um cartão (tipo telefônico, crédito, ônibus, etc.),sempre tomando um dos lados como referencia, fazer 5 medições utilizando varias posições de uma régua simples. A cada medida deverá ser avaliado o algarismo duvidoso. Preencher a tabela: posição inicial (cm)
posição final (cm)
comprimento (cm)
o comprimento do objeto será dado por: comprimento = posição final – posição inicial
a) calcular o valor médio do objeto;
b) calcular o desvio em relação à média para cada medida;
c) calcular o desvio médio (incerteza);
Faça uma análise e verifique se o valor encontrado para a incerteza está coerente com as medidas realizadas.
Atividade 02
Neste experimento simples você fará medições de comprimento e, com elas, obterá o valor da constante matemática (pi).
O número é dado pela relação entre o comprimento C de uma circunferência (o perímetro) e seu diâmetro D: =
Você precisará de régua milimetrada, um paquímetro e um fio inextensível e objetos circulares (moedas de vários tamanhos, copos, etc.) Organize uma tabela em que devem constar os dados apresentados a seguir:
Objeto
1
2
3
4
5
Diâmetro D
Circunferência C
Valor de (calculado).
Comece pelo objeto com maior diâmetro. Com a régua milimetrada, obtenha a medida D do diâmetro. Para a medida do comprimento C da circunferência, vá ajustando o fio ao redor do objeto cobrindo todo o seu perímetro, estique-o sobre uma mesa e meça-o com a régua.
Com os valores medidos, e usando a relação acima, obtenha o valor de . Atente para o uso correto dos algarismos significativos. Repita esse procedimento para os outros objetos selecionados e obtenha mais valores quanto possível para a constante .
Determine o valor de ,