Projeto 2013 introdução de aulas experimentais de física
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
INTRODUÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA
PARNAIBA – PI
MARÇO DE 2013
ANA LUIZA BILIO DE SOUSA
INTRODUÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA
Projeto de ensino apresentado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, como requisito parcial para aprovação da disciplina de Pratica Profissional II.
PARNAIBA – PI
MARÇO DE 2013
Conteúdo
1. TEMA 5 2. DELIMITAÇÃO DO TEMA 5 3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA 5 4. JUSTIFICATIVA 5 5. OBJETIVO 6 5.1. Objetivo Geral 6 5.2. Objetivos Específicos 6 6. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 6 7. RESULTADOS ESPERADOS 7 8. PUBLICO ALVO 7 9. PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS 7 10. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 8
1. TEMA
Introdução de aulas experimentais de Física. 2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
O projeto visa a busca da melhoria da qualidade do ensino a partir do desenvolvimento e acompanhamento de atividades didáticas que articulam a unidade teoria-prática pelo licenciando nas turmas de 1º ao 3º ano do ensino médio.
3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
Atualmente as correntes pedagógicas mais recentes centram-se no paradigma construtivista como referencial teórico. Em qualquer projeto político pedagógico das escolas de educação básica é comum encontrar a concepção construtivista como norteadora das referidas propostas. Contudo, sua concretização em sala de aula tem encontrado algumas dificuldades. Sem nos ater nas discussões mais específicas sobre elas, uma em particular nos chama a atenção: as aulas experimentais.
A falta de aulas experimentais, ou ate mesmo a aplicação incorreta de observações e procedimentos experimentais realizados nas escolas com laboratórios mal estruturados ou ate mesmo sem um laboratório, prejudica o aprendizado dos alunos, no sentido que os alunos passam a identificar a disciplina de física apenas como algo ilusório, de um conhecimento muito