Relatorio Sistema Massa Mola
Quando um corpo realiza um movimento periódico em torno de uma posição de equilíbrio em uma trajetória retilínea, diz-se que este realizou um Movimento Harmônico Simples (MHS) decorrente de uma força restauradora.
Para o estudo do MHS, utiliza-se frequentemente o Sistema Massa Mola. Esse consiste em um corpo de uma massa m, preso à uma das extremidades de uma determinada mola de constante de deformação k e cuja outra extremidade está ligada a um ponto fixo, como descrito no desenho abaixo.
Tal sistema oscila, seguindo o princípio do MHS, em torno da posição de equilíbrio O devido a força elástica que pode ser determinada pela Lei de Hooke (F=-kx). Ao mudar a posição da mola, retirando o sistema do equilíbrio, a força restauradora tende a trazer o corpo de volta a posição inicial. Entretanto, à medida que se afasta o corpo de massa m do ponto de equilíbrio, esta força aumenta até alcançar seu valor máximo no ponto L=+A e analogamente, ao empurrar o mesmo pra cima, surge uma força de sentido oposta com valor máximo no ponto L=-A. A distância entre esses pontos é chamado de amplitude (A).
O número de vezes que o corpo realiza esse movimento por segundo, ou seja, o número de oscilações por segundo, é chamada de Frequência(F), podendo ser calculada da seguinte forma:
F=
O inverso da frequência, o tempo que o corpo de massa m leva para realizar uma oscilação completa é chamado de Período (T) e calculado a partir da equação abaixo:
T= 2
Sendo: m =massa do corpo k=constante de deformação da mola
II. Objetivo
O experimento tem por finalidade compreender o conceito de movimento harmônico simples, aplicado à prática, possibilitando o estudo realizado por um corpo que oscila.
III. Materiais Utilizados
01 Base retangular
02 Hastes grandes
01 Cronômetro
02 Molas
02 Parafusos
02 Massas (10g e 20g)
01 Régua
IV. Procedimento Experimental
Primeiramente procuramos medir o comprimento da primeira mola, com o auxílio de uma régua.