Proposta de Sistemática de Controle de Projetos de Investimento
Autora: Genara Prescendo (genarap@hotmail.com)
Orientador: Peter Caubi Machemer (peter.machemer@pucrs.br)
Resumo: O sucesso de um investimento não está garantido apenas com o uso de técnicas adequadas de análise, mas sim através do relacionamento dinâmico de todas as fases do projeto.
Constatada a pouca importância atribuída às fases posteriores à viabilização do projeto, este trabalho tem como objetivo propor uma sistemática para acompanhar e controlar projetos através do cruzamento dos dados reais obtidos com os dados inicialmente planejados. Para controlar a fase de implementação do projeto propôs-se o uso da técnica de Análise de Valor Agregado. Para controlar a fase de resultados do projeto, utilizou-se a comparação direta entre as variáveis de ganho previstas e realizadas, e seu impacto causado no valor econômico do projeto traduzido nos indicadores Valor Presente Líquido (VPL) e Payback. Observou-se que a realização desse processo facilita a identificação de inconsistências geradas nas etapas anteriores, colabora na melhoria das atividades de avaliação do investimento, e possibilita conduzir o projeto com maior domínio sobre os seus resultados.
Palavras-Chave: Controle de Investimentos, Análise de Valor Agregado, Planejado versus
Realizado.
1
Introdução
As decisões de capital de sucesso são aquelas que apresentam aplicação coerente com a
necessidade da empresa e que são realizadas no tempo e no custo adequado. Essa condição é decisiva para posicionar a empresa em um cenário que lhe permita crescimento constante. Ao contrário disso, as decisões precipitadas, muitas vezes baseadas em análises superficiais, poderão ser responsáveis por conduzir a empresa ao fracasso. Ainda assim, é importante salientar que, por mais próximas que possam estar da decisão ótima, sempre haverá o risco, isto é, a possibilidade de que algo previsto não se realize.