Siaes – sistema de identificação automática de estudantes
Sumário Executivo
Fundada em 1986, a Digidata – Consultoria e Sistemas de Processamento de Dados Ltda
(http://www.digidata.com.br), é uma organização especialista em Tecnologia da Informação que oferece uma completa linha de serviços em desenvolvimento de soluções de sistemas em todo o território Brasileiro e América do Sul.
Além da Digidata está envolvida neste projeto uma outra instituição como fornecedora de conhecimento, a RF SAW Inc. (http://www.rfsaw.com).
Com sede em Richardson, Texas, USA, este parceiro é lider na precisão da tecnologia SAW
(Surface Acoustic Wave) e responsável pela patente de uma nova classe de dispositivos RFID, o
GST (Global SAW Tag), que por suas características é uma ferramenta imprescindível para o conceito desenvolvido neste projeto. O GST é um grande avanço na tecnologia RFID passiva e vem sendo utilizado pela NASA e pelo exercito americano através da RF SAW Inc.
Justificativa da Tecnologia
RFID
Esta tecnologia cuja sigla em inglês significa “identificação por freqüência de rádio” foi desenvolvida para uso militar na 2º Guerra Mundial, como método de identificação, em uma solução chamada IFF (Identification Friend or Foe) que permitia distinguir as aeronaves aliadas da inimigas. O seu funcionamento era bem simples: um transmissor, instalado em cada avião, quando recebia os sinais das estações de radar no solo refletia o sinal codificado de volta identificando que o avião era amigo. Este processo veio a ser a base dos sistemas de controle de tráfego atual.
1
Um sistema RFID é constituído por três elementos básicos: a antena ou dispositivo de leitura, representando o papel do radar, o tansponder (transmitem/respondem) ou tag, representando o papel do avião, e a base de dados. O tag é a unidade central do sistema. É ele que possui o código do dado a ser identificado pela leitora, que por sua vez possui a função adicional de enviar o sinal de RF