O povo brasileiro
Principais pontos para serem trabalhados
(O Brasil sertanejo).
1. Aspectos físicos geográficos:
• Clima e vegetação.
- Toda essa área conforma um vastíssimo mediterrâneo de vegetação rala, confinado, de um lado, pela floresta da costa atlântica, do outro pela floresta amazônica e fechado ao sul por zonas de matas e campinas naturais.
- Localização distante do clima chuvoso e vegetação fértil de onde encontra-se os engenhos, com suas caatingas, extensões semiáridas.
- A vegetação comum, porém, é pobre, formada de pastos naturais ralos e secos e de arbustos enfezados que exprimem em seus troncos e ramos tortuosos, em seu enfolhamento maciço e duro, a pobreza das terras e a irregularidade das chuvas. Predominando as cactáceas, os espinhos e as xerófilas, organizadas para condensar a umidade
atmosférica das madrugadas frescas e para conservar nas folhas fibrosas e
nos tubérculos as águas da estação chuvosa.
• Características fenotípicas.
-Os sertanejos devido as condições climáticas do sertão, começou a incorporar um físico de baixa estatura, ossudos e secos de carne, assim como também o gado.
-Os vaqueiros e os povos do sertão, seriam fruto de miscigenações com os indígenas, mesmo que a história não sustente essa hipótese, devido hostilidade no encontro de ambos, no entanto as características fenotípicas relatados pela antropologia da base para a afirmação. Haviam relações entre ambos, de maneiras como roubando índias, ou acolhendo indígenas.
2. Aspectos econômicos:
• At. Pastoril.
INICIAÇÃO
-No agreste, depois nas caatingas e, por fim, nos cerrados, desenvolveu‐se uma economia pastoril associada originalmente à produção açucareira como fornecedora de carne, de couros e de bois de serviço. Foi sempre uma economia pobre e dependente.
-A atividade pastoril veio a crescer ocupando áreas territoriais mais extensas.