Propofol
CURSO DE FARMÁCIA
INTRODUÇÃO
Conhecido como anestésico de curta duração e de uso injetável,o Propofol se enquadra como um dos mais conhecidos da classe dos parenterais nos cenários da Medicina e Indústria Farmacêutica. O liquido opaco e esbranquiçado é utilizado em diversos procedimentos,onde a sedação geral e a própria manutenção da anestesia são necessárias. Esse medicamento participou de um dos casos mais polêmicos e foi alvo de discussões por todo o mundo: a morte do cantor Michel Jackson.
OBJETIVOS
Conhecer as formas com que esse fármaco age em nosso organismo, procurando entender qual a sua farmacologia e quais os efeitos colaterais que o paciente está sujeito com o uso desse anestésico.
METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada através de sites durante o mês de Novembro de 2012 utilizando os seguintes descritores: Propofol, Anestésicos Parenterais e Farmacologia do Propofol.
RESULTADOS E DISCUSSÕES Com a análise de textos e materiais disponíveis em sites podemos observar que o mecanismo de ação do Propofol é atividade agonista de receptores do tipo GABA. Sua ligação provocaria a abertura de canais de íons cloreto levando à hiperpolarização neuronal. Os Efeitos Colaterais variam de uma pequena dor no local da aplicação até uma parada respiratória. Em 2009 o canto Michael Jackson teve morreu após o uso descontrolado deste medicamento.
CONCLUSÕES
Antes da descoberta dos anestésicos gerais, a dor e o choque reduziam muito a possibilidade de intervenção cirúrgica. Muitos anos passaram e hoje encontramos uma grande diversidade de Anestésicos e um deles é o Propofol. Mas, vale ressaltar que como todos os fármacos e principalmente os anestésicos possuem efeitos colaterais graves e o Propofol não foge a essa regra, logo sua administração deve ser cuidadosa e limitada ao ambiente hospitalar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Vade-mécum