antiiflamatorios
ESTERÓIDES
DEXAMETASONA
Eficácia do Propofol e da Associação de
Propofol e Dexametasona no Controle de
Náusea e Vômito no Pós Operatório de
Laparoscopia Ginecológica
INTEGRANTES
Aline
Tavares
Débora Gallardo
Mayara Nogueira
Rafaela Angelita de Sá
Rheuber Corrêa Sousa
INTRODUÇÃO
A dexametasona é um antiinflamatório esteróide, imunossupressor e antialérgico de uso oral ou injetável, que pode ser encontrada comercialmente com os nomes de Decadron, Decadronal ou Duo decadron. No artigo escolhido a dexametasona associada ao propofol auxilia na ausência de náuseas e vômitos no processo de laparoscopia ginecológica. JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO
ARTIGO
A escolha do artigo se deu devido ao interesse despertado pelo título, e pela maneira pela qual ele abordou o tema de forma clara e objetiva, proporcionando assim uma melhor compreensão do fármaco escolhido.
PONTOS IMPORTANTES DO
ARTIGO
A laparoscopia ginecológica trata se de um procedimento que determina elevada morbidade pós-operatória, geralmente em decorrência de eventos considerados de pequena gravidade como náusea e vômito.
A dexametasona tem sido utilizada como antiemético na profilaxia de náusea e vômito após cirurgias laparoscópicas. Ela pode ser empregada como agente único ou associada a outro antiemético, mostrando resultados satisfatórios quando são administradas de ambas as formas.
O objetivo da pesquisa apresentada no artigo foi avaliar o potencial do propofol, utilizado em anestesia, isoladamente e em associação com a dexametasona, em prevenir náusea e vômito após laparoscopia ginecológica.
Foram selecionadas 40 pacientes com idades entre 18 á
46 anos com índice de massa corpórea inferior a 30 a serem submetidas à laparoscopia ginecológica para diagnóstico ou cirurgia.
As pacientes foram distribuídas por sorteio em dois grupos de estudo que se diferenciaram pela presença ou