Prontuário Odontológico (Febre, perda de peso e febre reumática)
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ODONTOLOGIA
DISCIPLINA DE ESTOMATOLOGIA
QUESTIONÁRIO
DE
SAÚDE
Giuliane Góes e Leonidas Caravalho
Vitoria
2013
7 - Tem ou teve febre baixa por vários dias?
A febre é uma manifestação central conseqüente de infecção por patógenos. Sendo assim, deve-se estar atento a essa associação caso o paciente responda que sim.
Quando ocorre por vários dias, pode ser sintoma principalmente de doenças que tendem a cronificar como Hepatite, HIV e Tuberculose, sendo esta última endêmica em nosso estado. Portanto, em caso de suspeita deve-se fazer o encaminhamento do paciente para um médico e ressalta-se a importância do uso de EPIs na prática odontológica, visto que são doenças com alto risco de contágio e podem ser conseqüências de acidentes com instrumentos perfurocortantes ou contato de secreções com a mucosa.
8 – Teve febre reumática?
A febre reumática é considerada uma doença auto-imune, que é desencadeada por uma infecção de estreptococos, sendo normalmente iniciada por uma faringite ou amigdalite e mais comum na infância/adolescência. Dentre as complicações dessa doença, inclui-se problemas cardíacos, os quais podem provocar danos ao endotélio de válvulas do coração. Sendo assim, ao fazer uma intervenção odontológica deve-se estar atento à possibilidade de uma bacteremia transitória, a qual pode causa uma endocardite bacteriana graças ao tecido cardíaco previamente lesado e favorável à infecção.
Caso o paciente responda que sim, deve-se saber que até os 21 anos é feito tratamento com penicilina benzatina a cada três semanas (21 dias). Estudos mostram que a antibioticoterapia pode favorecer o aparecimento de candidíase oral e sensação de boca seca (xerostomia). Deve-se portanto verificar a presença ou não desses efeitos colaterais e alertar o paciente para que faça uma boa higiene da língua, evitando a infecção fúngica.
9- Está emagrecendo atualmente?
É