Psicanalise
Psicanálise estuda o inconsciente do indivíduo usando sempre a Hipnose pelo comportamento passado. Sendo uma análise do psíquico da pessoa onde tudo se passa pela sua cabeça, mas geralmente a psicanálise é algo consentido e analisado pela aceita, ou até mesmo, procura ser observado e analisado por especialistas concedidos por nossas atitudes e nossos deveres.
Behaviorismo é a análise do comportamento de cada pessoa, tendo como objetivo perceber os fatores que fizeram nascer esse comportamento. Tendo como semelhança com o comportamento do indivíduo, sem dar importância a genética ou atividades mentais da Psicanálise.
A Psicanálise e o Behaviorismo têm como objeto de estudo o homem. A análise do comportamento de cada pessoa, tendo como objetivo perceber os fatores que fizeram nascer esse comportamento.
Psicologia Institucional
Este será o ramo da psicologia escolar que será estudado neste trabalho com mais detalhes.
Quanto à psicologia institucional, examinarei em princípio as teorias de Bleger e de Guirado. Mas antes serão expostos alguns princípios básicos utilizados por eles.
FREUD
(Terapêutica analítica)
Como tanto Bleger quanto Guirado parecem considerar o método clínico como preferido para trabalhar na instituição, resolvi "beber da fonte" e ler o que o "velho e bom Freud" nos diz sobre a terapêutica analítica.
Em primeiro lugar, Freud se declara contrário aos métodos de sugestão (na época hipnóticos) na terapia, pois estes não trabalhavam as razões do estado mórbido do paciente: simplesmente parava a expressão deste sintoma, que mais tarde seria substituído por outro. Apesar de mais rápidos e menos trabalhosos, os métodos de sugestão eram quase ineficazes no decorrer do tempo, porque o paciente desenvolvia outros sintomas para o mesmo problema.
"A terapêutica hipnótica procura recobrir e mascarar alguma coisa na vida psíquica; a terapêutica analítica procura, ao contrário, desvendá-la e pô-la de parte. A primeira age como