Atendente de Farmácia
I – Termos técnicos
No universo farmacêutico constantemente utilizamos termos que acabamos incorporando ao nosso cotidiano. No entanto, muitas vezes, empregamos esses termos sem saber exatamente o seu significado. Para ajudá-lo a esclarecer dúvidas, abaixo está relacionado alguns termos e conceitos importantes.
Biodisponibilidade: é a descrição da quantidade e a velocidade de absorção do fármaco a partir da forma farmacêutica apresentada.
Correlato: substância, produto, aparelho ou acessório não enquadrado nos conceitos anteriores, cujo uso ou aplicação esteja ligado à defesa ou a proteção individual ou coletiva, a higiene pessoal ou de ambientes, ou a fins de diagnóstico e analíticos, os cosméticos e perfumes, e ainda, os produtos dietéticos, óticos, de acústica médica, odontológicos e veterinários.
Dispensação: ato de fornecimento ao consumidor de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, a título remunerado ou não.
Droga (drug= droga, remédio, medicamento): substância ou matéria-prima que tenha a finalidade medicamentosa ou sanitária.
Drogaria: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, em suas embalagens originais.
Estudo dos fármacos: fonte, solubilidade, absorção, destino no organismo, mecanismo de ação, efeito, reação adversa ao medicamento (RAM) .
Fármaco (pharmakon= fármaco): estrutura química conhecida; propriedade de modificar uma função fisiológica já existente.
Idiossincrasia: reações particulares provocadas por um fármaco.
Especialidade farmacêutica: produto originado da indústria farmacêutica com registro no Ministério da Saúde e disponível no mercado.
Forma farmacêutica: forma do medicamento no mercado. Por exemplo, comprimido, cápsula, suspensão, solução (aquosa, oleosa), pomada, creme, ungüento, supositório, pastilha, enema, óvulo, xarope, elixir, injetável, emplasto, adesivo, e outros.
Fórmula: é a