Prolongamentos Econômicos do Mercantilismo
MALTHUS
Os principais discípulos de Adam Smith foram:
Thomas Robert Malthus (1766-1834)
Dizia: “… a potência da população é infinitamente maior do que a potência da terra na produção de subsistência para o homem. A população, quando não controlada, cresce a uma taxa geométrica. A subsistência só cresce a taxa aritmética.
A questão levantada nas primeiras linhas de seu texto sobre o futuro da humanidade (ensaio sobre a população) questiona: estamos caminhando para um futuro de desenvolvimentos ilimitados e desenfreados, ou para uma constante oscilação entre prosperidade e miséria?
Muitos são aqueles que tentam responder essa questão, e de acordo com Malthus, nenhum foi feliz o suficiente para assim fazer. As palavras desse Economista são objetivando a solução da miséria humana. Diz que não encontrou a solução em si, mas oferece um caminho até ela. Seus textos foram escritos para Sr. Godwin em crítica a um de seus trabalhos. Postula, assim logo de inicio, as características principais do homem para que se inicie, então, sua obra: 1. Que o alimento é necessário para a existência do homem.
2. Que a paixão entre os sexos é necessária e que permanecerá aproximadamente em seu atual estágio. As palavras-chave de seus escritos são: escassez e miséria. Assim sendo, estes dois postulados convergem para elas. “A miséria que despoticamente permeia toda a lei da natureza limite estes mundos mediante determinadas restrições”, ou seja, os recursos para a produção de alimentos oferecidos pela natureza são limitados. O problema enfrentado por isso será o de que os meios de subsistência, sendo limitados, crescerão, portanto, de forma aritmética; enquanto a população, sem restrições, crescerá de forma geométrica. Seu argumento para o expoente crescer do número de pessoas é o de que sem controles rígidos para o casamento, muitas famílias para verem-se livres de muitos filhos cujas bocas não