Prolog
( Introdução:
A linguagem Prolog é principalmente utilizada para representação e solução de problemas que envolvem átomos e relação entre os mesmos. Assim poderíamos representar o fato “João possui um carro” definindo seus átomos (joao e carro) e uma relação “possui” considerando a disposição dos elementos, ou seja, dado um fato - Ana gosta de João - não implica que João gosta de Ana. Outra importante característica do Prolog é a facilidade de construção de regras utilizando fatos definidos, por exemplo, para verificar que André e Ana são irmãos, basta verificar se ambos possuem os mesmos pais.
( Metodologia de Programação Prolog:
Basicamente consiste na definição e declaração de fatos sobre objetos e suas relações, definição de regras que utilizam os fatos preestabelecidos para encontrar determinada solução e no questionamento sobre átomos e relações. Podemos assim, depois de preestabelecidos fatos e regras que possibilitem ao Prolog chegar a uma determinada conclusão, realizar o questionamento André e Maria são irmãos? Baseado no conjunto de fatos declarados o Prolog poderá responder sim ou não.
( Fatos:
Suponha que queremos contar ao Prolog que “João gosta de Maria”. Podemos representar esta relação da seguinte forma:
gosta(joao,maria).
Considerações sobre a implementação de fatos: ( os nomes de átomos e relações devem iniciar sempre com um caracter minúsculo. ( os átomos (ou argumentos) devem sempre estar entre parênteses separados por vírgula. ( o “.” Deve sempre finalizar um fato.
Um predicado pode ter um número arbitrário de argumentos. Podemos definir uma relação entre dois jogadores e ainda especificar o esporte da seguinte forma:
joga(pedro,paulo,futebol).
Pode-se também declarar fatos não verdadeiros na vida real. Conclui-se então que o Prolog apenas interpreta as relações entre átomos definidos pelo programador e não conhece o mundo real ( hipótese do mundo