Experiências exitosas em gestão de pessoas na administração pública
A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – possui um grande número de funcionários, fato que levou a necessidade de adotar um novo plano de gestão de pessoas com o intuito de melhorar o desempenho e ressaltar o talento dos funcionários para atender o cidadão com qualidade e eficiência.
A antiga política de RH estava pautada na ascensão de carreira por tempo de serviço e por formação acadêmica. A consequência era o desencontro da formação e da atividade exercida, influenciando nos resultados. Essa política impedia os supervisores de monitorarem as competências dos empregados e assim promover ou realocar de acordo com o desempenho dos mesmos.
A Gestão de Pessoas por Competências permite movimentações horizontais na carreira dos funcionários, gera desenvolvimento individual e possibilita direcionar esforços e recursos com foco no interesse da empresa.
Palavras-chave: Experiências exitosas, Gestão de Pessoas, Administração Pública.
Introdução
Para a realização deste trabalho, procuramos primeiramente definir o tema e o órgão a ser estudado. O grupo da realização deste trabalho é composto por seis integrantes, três deles funcionários públicos da esfera estadual e uma estagiária de uma autarquia da esfera federal.
Procuramos então experiências inovadoras e exitosas na gestão de pessoas dentro dos órgãos em questão, porém pudemos notar que somente em um deles havia algo realmente singular, mas que não poderíamos tratar neste artigo pela falta de permissão dos superiores do determinado órgão.
Partimos então para a busca na internet sobre prêmios de excelência e inovação na gestão de pessoas no setor público. E pudemos notar que vários dos prêmios concedidos, eram para aqueles órgãos que adotaram como estratégia de gestão de pessoas – a Gestão Por Competências. Então o tema estava escolhido, e de todos os estudos apresentados achamos interessante apresentar o caso da Sabesp.
O presente artigo é fundamentado na publicação Prêmio