Mecanica dos fluidos
Passo 1 ( Equipe )
Pesquisar sobre as propriedades da compressibilidade de fluídos diversos, observando parâmetros de viscosidade, elasticidade, compressibilidade, etc....
Compressibilidade
A compressibilidade, define-se como sendo uma variação infinitesimal do volume por unidade de variação de pressão. Em termos mais simples, é a propriedade que a matéria apresenta quando sofre a ação de forças adequadamente distribuidas, tendo seu volume diminuido. É também este termo a propriedade dos corpos que podem ser comprimidos. Em termos habituais, a compressibilidade dos líquidos é quase nula. Variações simultâneas da pressão e do volume de um gás em temperatura constante implicam na sua compressibilidade.
Em termodinâmica e mecânica dos fluidos, compressibilidade é uma medida da relativa mudança de volume de um fluido ou sólido como uma resposta a uma pressão (significativa alteração de tensão).
onde V é volume e p é pressão. Nota: a maioria dos livros texto usam a notação para esta grandeza. O estabelecido acima é incompleto, porque para qualquer objeto ou sistema a magnitude da compressibilidade depende fortemente se o processo é adiabático ou isotérmico. De acordo com isso define-se a compressibilidade isotérmica como:
onde a T subescrito indicata que a diferencial parcial é para ser tomada a temperatura constante. A compressibilidade adiabática como:
onde S é a entropia. Para um sólido, a distinção ente as duas é normalmente negligenciável.
O inverso da compressibilidade é chamado de módulo de compressibilidade, frequentemente notado como K (algumas vezes na literatura B, de bulk modulus, como é tratado em inglês).
Coeficiente de compressibilidade
O fator de compressibilidade mede o grau de não idealidade dos gases reais. Se o gás for perfeito ou ideal, teremos : ( para 1 mole)
PV/RT = 1 .
No caso dos gases reais, temos
PV/RT = Z com Z o coeficiente de compressibilidade diferente de 1. | Este artigo sobre