projetos
Estar no lugar certo, na hora certa, com a ideia certa pode acontecer! Ao longo da história, conhecemos vários cases de sucesso que começaram desta forma. Mas não é a regra. Grandes ideias com excelentes profissionais envolvidos não emplacaram e a grande questão é: o que faltou? Alguns negócios começaram bem, mas não tiveram uma performance boa no decorrer do tempo e foram interrompidos. E novamente voltamos à grande questão: o que faltou? Claro que muitos fatores podem determinar o sucesso ou não de um negócio mas, temos uma ferramenta que pode minimizar o risco de dar errado: a análise de mercado.
A análise de mercado ajuda a encontrar caminhos para começar bem um negócio e crescer no decorrer do tempo. Ajuda também a otimizar esforços, colocar energia nas ações que realmente podem fazer diferença. Analisar o mercado é levantar informações cruciais para o negócio sobre a economia, os consumidores, a concorrência, os fornecedores, etc… Parte desta análise pode ser feita através de “desk research”, ou seja, levantar informações que estão disponíveis no mercado. E que certamente, se forem bem analisadas, servirão como uma ferramenta rica para os empreendedores e gestores. Uma dica importante: não se esqueça de checar se a fonte utilizada é confiável. Outra parte dessa análise pode ser feita visitando a concorrência e os fornecedores. É preciso olhar com lente de aumento o que está sendo feito e como está sendo feito. O que está dando certo e o que está dando errado.
Neste primeiro levantamento, já é possível ter uma boa referência de mercado: market-share (participação de mercado) dos principais concorrentes, potencial de mercado, saturação do mercado, tamanho e força dos concorrentes, riscos impostos pela economia… Nesta fase, já dá para começar a levantar pontos fortes, pontos fracos, forças e fraquezas (Análise SWOT) dos principais concorrentes e do seu negócio.
É preciso conhecer o máximo possível sobre esse personagem e duas