projetos
Zoe de Camaris
Irmãs, a vossa canção / traz uma carga demasiado pesada / para ser escutada pelas espirais do ouvido, / aqui, num país onde um sensato / senhor governa equilibradamente.
~ Lorelei ~
Sílvia Plath Lealdade. Palavra desconhecida entre mulheres? Dizem que sim, parece até existir um consenso quanto à falta de irmandade feminina. Pergunte a um homem e a resposta não raro, será: - São competitivas, cheias de artimanhas, não gostam umas das outras. Mulheres afirmariam o mesmo.
Claro, tem o caso da querida Tia Matilde, grande carinho de tod@s, o orgulho de nunca ter brigado com uma amiga. E diversas manifestações da amizade e cumplicidade na vida e na Arte sobre as quais teceríamos uma Colcha de Retalhos, se o assunto não fosse outro: A Falta de Lealdade entre as mulheres, assunto espinhoso entre Rosas.
Onde isso acontece? Em qualquer lugar. Em casa, no trabalho, nas festas, em velórios, até dentro do ônibus.
Como acontece? Lembra daquela cena particular apimentada feita da mais pura insídia que derivou para um barraco de histórias inquietantes? Claro que lembra. Se não aconteceu com você, com certeza com uma amiga.
Em que medida isso acontece? Parece freqüente.
Por quê, ao certo? - Diversos motivos....Deslinda-se então um rosário de hipóteses: mulheres competem por vaidade; porque são naturalmente vingativas; por um par de calças ou um "príncipe encantado"; porque ficam magoadas e não sabem lidar com isso; porque é inerente à sua natureza, característica feminina nata; porque fazem jus a um estereótipo socialmente construído. Alguns chegam afirmar que, em certos casos (foi Freud, não?), é desejo sexual não reconhecido por pessoas do mesmo sexo.
Verdades ou Chavões? Cabe questionar. Vamos lá.
Se estamos falando da falta de lealdade feminina é possível pressupor então que exista uma maior lealdade entre os homens. Parece que eles resolvem as pendências de uma forma mais direta. Na maior partes das vezes sim,