projetos
1500 - Primeira manifestação comercial no Brasil : escambo índios x portugueses
1532 - Início da Colonização Com a fundação da Vila de São Vicente (na região litorânea de São Paulo, hoje Santos e São Vicente-SP), tem início o processo de colonização e urbanização do Brasil pelos portugueses. O comércio começa a se estabelecer, assim como a circulação de moedas. Ainda predominam, no entanto, o escambo e o uso das moedas mercadorias como sal, especiarias da Índia, pau-brasil e, posteriormente, açúcar, tabaco e pano de algodão.
1580 - Moeda Espanhola Com a formação da União Ibérica, o Brasil teve grande afluência de moedas de prata espanholas – os “reales”, provenientes do Peru – graças ao florescente comércio que se desenvolveu através do rio da Prata. Até o final do século XVII, a moeda espanhola era a parcela mais expressiva do dinheiro em circulação no País.
1600 - Moeda africana Dentre tantas moedas que circulavam no Brasil estavam a cauri e o zimbo. Elas eram conchas marinhas utilizadas pelos negros africanos que vieram como escravos para a colônia.
1614 - O açúcar como moeda Constantino Menelau, governador do Rio de Janeiro, instituiu o açúcar como moeda oficial na capitania. De acordo com a lei, os comerciantes eram obrigados a aceitar o produto para pagar compras.
1644 - Moeda holandesa Os holandeses, que estavam cercados pelos portugueses no litoral pernambucano, não tinham dinheiro para pagar seus soldados e fornecedores. Diante da necessidade, realizaram a primeira cunhagem de moedas em território brasileiro. Eram feitas de ouro e conhecidas como “moedas obsidionais” ou “moedas de cerco”, as primeiras que levavam o nome do Brasil. Tinham também a inscrição G.W.C., que corresponde às iniciais de “Companhia das Índias Ocidentais”, em holandês.
Entre 1645 e 1646 foram cunhadas moedas de ouro de III, VI e