Projetos
* Este texto pode ser livremente citado e distribuído desde que identificada a fonte/autoria.
Fernando C Barbi, PMP fernando@gestaodeprojeto.info Os primeiros conceitos que você precisa conhecer são: Projeto, Risco, Escopo e Patrocinador.
Um Projeto é um empreendimento que se caracteriza por ser evento temporário e ter um objetivo único e bem definido. O projeto não se confunde com tarefas rotineiras de operação normal da empresa.
Quando ocorre esta confusão, o projeto corre riscos desnecessários.
Um risco é todo evento que pode impactar o projeto, para o bem e para o mau.
Se o risco pode é benéfico ao projeto, chama-se oportunidade.
Normalmente associamos a palavra "risco" a conseqüências negativas, por isso uma das nove áreas de conhecimento recebe o nome de "Gestão de Riscos".
Um risco constante é que sejam feitas alterações no escopo do projeto.
O escopo (scope) é tudo o que deve ser feito para se atingir o objetivo do projeto, o que o projeto deve entregar.
Os entregáveis (deliverables) são documentos, protótipos e todos os demais intangíveis (tais como treinamento e homologação) que o projeto deve entregar quando for completado. Escopo não é "tudo o que o cliente quer" poque muitas vezes ele não sabe tudo o que deve ser feito!
O GP deve alinhar o escopo com o patrocinador do projeto.
O patrocinador (sponsor) é quem apóia o projeto dentro da organização.
Pode ser um diretor que também autoriza os pagamentos, ou um gerente que se reporta à diretoria, o importante é que ele ou ela apóie o projeto tanto em termos financeiros quanto com respaldo político, garantindo os recursos
(verba e tempo do pessoal) quando necessário.
O patrocinador é um interessado (stakeholder) do seu projeto, assim como são os membros da equipe que o executa, os usuários que como clientes demandam o produto que o projeto deve entregar. Os terceirizados que participam do projeto ofertando serviços para