Atps teorias da administracao
O objetivo desse trabalho é conhecer as teorias da administração dentro da visão temática de processos administrativos estudados nos conceitos fundamentais da administração.
A teoria geral da administração começou com ênfase nas tarefas, a preocupação básica passou para ênfase na estrutura com a teoria de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos sistemas sendo completada pela teoria de contingência está posteriormente desenvolveu a ênfase na tecnologia.
Cada uma dessas cinco variáveis; pessoas, tarefas, estrutura, ambiente e tecnologia provocaram há seu tempo uma diferente teoria administrativa marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.
Como veremos a seguir as teorias administrativas servem para nos ajudar a solucionar problemas, é claro que com a ajuda de bons lideres que tenham uma visão de mercado e do mundo e se adaptem as constantes mudanças, fazendo com que as empresas possam atingir seus objetos.
Ênfase na Tecnologia e Ênfase no Ambiente
Teorias de Sistema
A teoria geral de sistemas surgiu com os trabalhos do biólogo Ludwig Von Bertalanffy. Não busca solucionar problemas ou tentar soluções pratica, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidade empírica.
A teoria dos sistemas tem como objetivo estudar de forma mais abrangente os campos não-fisicos do conhecimento cientifico e das ciências sociais.
A teoria de sistemas se opõe ao mecanicismo que divide organismos em agregados de células, células em agregados de moléculas, moléculas em agregados de átomos e o comportamento humano num agregado