Projetos
O documento que formaliza a abertura do projeto web reconhece formalmente a sua criação é o Project Charter. Com a forma de um acordo de serviço ou de contrato comercial, explicita questões sobre o produto e sobre o processo de trabalho, relacionados ao contratante e ao contratado, como:
◊ O nome do projeto, objetivos, necessidades que atende. Se houver estratégia web pré-definida, o escopo deve citar como o projeto se encaixa nesta estratégia. Se a estratégia web fizer parte do projeto em questão, também deve ser mencionada.
◊ A descrição sumária do web site ou portal (uso da imagem corporativa, produtos e documentos a ser entregues, versões em outras línguas, especificações tecnológicas, funcionais, operacionais, formatos de mídia a que se destina o produto - se computador, PDA, celular, impressão).
◊ Premissas para realizar o projeto, como o fornecimento de estatísticas de acesso, relatórios de serviço de atendimento ao consumidor (SAC), faturamento das vendas, alocação de pessoas para a realização de tarefas, fornecimento de conteúdo (formatos do conteúdo - textos, imagens, vídeo, arquivos sonoros), etc..
É importante também nestas premissas especificar os testes a realizar, sejam testes com usuários, de equipamento, em que etapas.
No caso de implementação de sistema de gerenciamento de conteúdo, quem será responsável pela criação das páginas e pela publicação do conteúdo (de acordo com a arquitetura da informação e o layout).
◊ Os stakeholders e a equipe envolvida – o dono do projeto; o patrocinador do projeto; o scrum master ou gerente responsável pela equipe e seu desempenho; os principais colaboradores, como designers, editores, desenvolvedores, consultores; as relações de trabalho com estes colaboradores - contratados, terceirizados, alocados de um departamento para outro, colaboradores com dedicação exclusiva ou temporária.
◊ Principais etapas definidas pela entrega dos