Projetos Sociais
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
BRUNNA ANGÉLICA EVARISTA DA SILVA
KAMILLE ARAÚJO DUARTE
O VENENO NOSSO DE CADA DIA.
Investigação de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal comercializados na feira-livre na cidade de Iguatu-CE.
IGUATU- CEARÁ
AGOSTO 2015
BRUNNA ANGÉLICA EVARISTA DA SILVA
KAMILLE ARAÚJO DUARTE
O VENENO NOSSO DE CADA DIA.
Investigação de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal comercializados na feira-livre na cidade de Iguatu-Ceará.
Projeto apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -Campus Iguatu, como um dos pré-requisitos para o fechamento da segunda etapa do semestre 2015.1 da disciplina de Projetos de Ética Social do Curso de Licenciatura Em Química.
Profª. Aparecida Milhome
IGUATU- CEARÁ
AGOSTO 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. TEMA 5
3. PROBLEMÁTICA 5
4. JUSTIFICATIVA 5
5. OBJETIVOS 6
5.1 Objetivo Geral 6
6. METODOLOGIA 6
7. CRONOGRAMA 7
8. ORÇAMENTO 7
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 8
1. INTRODUÇÃO
O Brasil atualmente é o maior consumidor de agrotóxicos da América do Sul e um dos principais do mercado mundial, o que demonstra a tamanha dependência química das plantações brasileiras quanto ao uso de agrotóxicos em suas lavouras (MESQUITA, 2005). Pelos relatos históricos é possível constatar que o homem sempre buscou meios de combater as adversidades naturais, bióticas ou abióticas, e o surgimento da indústria de agrotóxicos, em nível mundial após a Primeira Guerra Mundial, e em meados da década de 1940 no Brasil, deu grande impulso a atividade agrícola em termos globais, apesar dos inúmeros relatos de danos ao homem e ao ambiente. . Posteriormente na década de 1950 com a Revolução Verde o processo tradicional de produção agrícola sofreu drásticas mudanças com a inserção de novas tecnologias, visando promover altas taxas de produtividade do campo que teriam