Projetos sociais
De acordo com o primeiro texto apresentado, os mutirões são instituições universais, onde os grupos são organizados de acordo com as necessidades dos grupos em que estão inseridos.
Os mutirões são manifestações populares onde todos se ajudam mutuamente, e as pessoas manifestam a solidariedade capaz de fortalecer grupos e unir pessoas. Geralmente quando o mutirão se forma, as pessoas manifestam sua cultura através de canções populares, enfim, “o mutirão acaba por se tornar um evento festivo.” (RUIZ,Corina Maria Peixoto. Didática do folclore.)
Além das manifestações populares solidárias, as empresas também estão inseridas no contexto da solidariedade e é possível consultar um manual para orientar as micro e pequenas empresas a identificar diretrizes apropriadas , auxiliando-as na escolha do melhor caminho.
Primeiramente as empresas que pretendem praticar a responsabilidade social deve fazer auditorias e prestação de contas. É interessante comparar como estava a empresa antes de colocar em práticas as ações de responsabilidade social e como ficou a empresa depois. Todos os resultados devem se tornar públicos, não sendo necessário apresentações extravagantes.
Num segundo momento, as empresas devem criar uma declaração de visão ou missão que sejam tangíveis e visíveis para qualquer funcionário em suas atividades rotineiras. Os funcionários devem estar envolvidos e sentirem-se responsáveis pelos projetos. De tempos em tempos torna-se imprescindível uma reavaliação da missão ou visão.
Contudo, nada funciona se não for pautada na ética e boa vontade. Os valores éticos devem estar claros a todos. Se na visão da empresa esses valores estiverem embutidos, será mais fácil atingir aos colaboradores dos projetos. O manual a que estamos nos referindo, sugere que sejam mencionados valores como: honestidade, justiça, compaixão, compromisso e respeito ao próximo, integridade, lealdade e solidariedade. (Texto: Responsabilidade Social nas