O ato infracional como expressao de violencia urbana
2011
O ato infracional com expressão de violência urbana
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar em grupo.
Orientador: Prof. Cleiton Lima, Lisnéia,Geane,Rosane
Teresópolis
2011
Introdução
Neste portifolio abordaremos alguns fatos que levam um adolescente a cometer uma infração, com isso chegaremos ao fato que torna essa infrações como uma violência urbana, diante do tema no desenvolvimento da produção textual englobaremos o estatuto da criança e do adolescente e as medidas sócio eduativa aplicadas ao menores infratores segundo o ECA 8069/90. Esta atividade apresentará também um levantamento de dados feito em nossa região onde, visitamos a Unidade que atende o menor infrator em nosso municipio de Teresópolis –RJ. Neste levantamento de dados falaremos um pouco de sua estrutura, do dia a dia dos meninos que cumprem,nessa unidade, a medita sócio educativa de semi liberdade (que é a oferecida nesta unidade), seus projetos e o grama de atendimento ao menor.
O Ato infracional como expressão de violência urbana
A delinqüência do menor é fruto, em primeiro lugar, do ambiente formado na família, ou pela falta de família, depois, nas amizades, no ambiente social, na escola ou nos grupos comunitários, na rua, já que a formação do menor, seu crescimento físico, moral e psicológico, dependem dos ambientes criados pelos adultos, até que adquira sua própria consciência da decisão e escolha ao atingir a maturidade, ou seja, da infância até a adolescência, as pessoas interiorizam noções de bom e mau, certo e errado, justiça, obrigações, direitos e deveres, aperfeiçoando a capacidade de fazer julgamentos morais a respeito dos próprios atos e dos atos dos demais. Todavia, durante o processo de desenvolvimento