projetos sociais
TALITA REGINA TEIXEIRA
Introdução
Atualmente houve uma ampla valorização e crescimento das atividades voltadas para o terceiro setor. Isso pode ser traduzido pelo aumento da desigualdade social em nosso país.
Este trabalho irá discorrer sobre projetos sociais e de que maneira o gestor pode intervir e atuar de acordo com as necessidades da sociedade, aprimorando assim com as políticas de atendimento.
Descrição do assunto
O gestor social deve cada vez mais se adequar as expressões e configuraçães da questão social, isso requer uma maior atenção no trato com as necessidades coletivas que se torna cada vez mais contraditório.
A gestão social não se trata de uma "novidade " levando em conta que deve relevar a gestão democrática e compor uma cultura política, organizacional e gerencial combinando o institucional com o compromisso, criatividade, ética e iniciativa do gestor.
Neste exercício da democracia o gestor deve priorizar os direitos sociais, quer para si e para seus usuários, um planejamento social, efetuando respostas sustentáveis, com gerenciamento de ação pública, através de programas, projetos, serviços, gestão coletiva, objetivo claro, direção social e sujeitos com conhecimento de direitos.
De acordo com Nogueira (p. 145) A gestão participativa busca modificar a articulação entre governantes e governados. O gestor governamental relaciona-se com o cidadão de modo não só “amigável”, mas também “interativo”, superando distâncias, atritos e unilateralidades. Sua função é “trazer” o cidadão para órbita do governo da comunidade, envolvê-lo nos assuntos governamentais.
Diante desta forma de gestão participativa, é possível observar que o cidadão como portador de direitos e deveres, deve estar inserido nos processos de decisão das políticas públicas a quem ele mesmo deve ser atendido.
Nogueira (2005, p. 147) afirma que, “essa gestão precisa ser revestida de força