Projetos ações ambientais sustentáveis
1 NECESSIDADE
O projeto surgiu a partir da percepção do grau elevado de degradação da Mata Atlântica do Recôncavo Sul do Estado da Bahia. O Projeto “Ações Ambientais Sustentáveis”, desenvolvido pelo Grupo Ambientalista da Bahia – Gamba na região do Recôncavo Sul Baiano, teve início em janeiro de 2010 com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, e abrangeu os municípios de Elísio Medrado, Santa Terezinha, Castro Alves, São Miguel das Matas e Varzedo, que compõem a Serra da Jiboia.
Graças aos bons frutos colhidos na sua primeira fase, resultantes das ações conjuntas entre o Gambá e seus parceiros locais da região, o Projeto foi renovado e retomou suas atividades em agosto de 2013, ampliando seu raio de atuação direta para oito municípios: Elísio Medrado, Santa Terezinha, Castro Alves, São Miguel das Matas e Varzedo e agora também Dom Macedo Costa, Cruz das Almas e Amargosa.
2 PRODUTO
Durante os dois anos da primeira fase do Projeto o Gamba recuperou 12 hectares de Áreas de Preservação Permanente – APPs degradadas e implantou 16 km de cercas vivas, utilizando mudas de espécies nativas produzidas pelo Gambá no seu Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre – CPMVS, localizado na Reserva Jequitibá, município de Elísio Medrado. Mais de oito mil pessoas foram beneficiadas com as ações de reflorestamento e implantação de cercas vivas em suas propriedades e com um extenso trabalho de educação ambiental voltado para a sensibilização das populações locais.
A ampliação de áreas recuperadas com reflorestamento e com a implantação de novas cercas vivas exigirá a conquista de novos proprietários (as) rurais. Atendendo a essa finalidade estão sendo desenvolvidas ações de sensibilização e conscientização junto às comunidades locais, com a realização de oficinas, palestras, dias de campo, dentre outras atividades promovidas pela Equipe de Educação Ambiental e Fortalecimento Comunitário do CPMVS –