todos contras drogas
Esse projeto sugere no tripé prevenção-recuperação-repressão, prescrever medidas de prevenção e combate às droga. Têm por finalidade integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas com a prevenção do uso indevido, a atenção e a reinserção social de usuários e dependentes de drogas, bem como de repressão ao trafico ilícito de drogas.
1. Justificativa
Vivemos em tempos difíceis. Entre os males que devastam a sociedade, a droga figura como um de seus grandes expoentes.
Esse mal atinge a humanidade principalmente de quatro formas: primeira, a pessoa-usuária, que vive atrelada a um sistema de criminalidade para adquirir a droga, substância destruidora de sua própria saúde; segunda, a família da pessoa-usuária, que, dia após dia, é corroída pelo sofrimento de acompanhar um ente querido destruir pausadamente a própria vida, em razão de sua dependência química; terceira, o Estado, por assistir sua autoridade sendo afrontada e confrontada pela ação dos traficantes; e quarta, a sociedade, que vive apavorada pelas ações criminosas, movidas em giro do tráfico de drogas: furta-se, rouba-se e mata-se em decorrência da amaldiçoada droga.
A cada traficante aprisionado, tirado de circulação, surgem outros dois para continuarem a obra fúnebre patrocinada pelo tráfico.
Há, no entanto, uma luz no fim do túnel. Como solução para essa crise, o que se propõe é a aproximação da sociedade e do Estado, a união de forças.
É preciso levantar as mangas, incluir-se na luta e fazer a diferença. Através de um trabalho em rede amparado no trinômio prevenção-recuperação-repressão apoio, carinho e autoridade. A prevenção deve ocorrer nos seus três níveis : universal, seletiva e indicada, e nas suas três espécies (primária, secundária e terciária). o Estado, com o apoio da sociedade, deve reprimir o tráfico de drogas com veemência e eficácia.
Compromisso é a palavra de ordem. O Estado precisa da sociedade para combater o