economia e mercado
Disciplina: Economia e Mercados
Prof. Jorge Braga
CIÊNCIA ECONÔMICA
É a ciência da escassez. É uma ciência social complexa, que aborda o desenvolvimento, a inflação de preços, o desemprego, o nível de renda social, as recessões e principalmente a plena utilização dos escassos recursos do sistema econômico.
ALGUMAS DEFINIÇÕES DE ECONOMIA:
STONIER: Se não houvesse escassez, nem necessidade de repartir os bens entre os homens, não existiriam, tampouco, sistemas econômicos, nem economia. A Economia é fundamentalmente o estudo da escassez e dos problemas dela decorrentes.
SAMUELSON: A Economia é a ciência que se preocupa com o estudo das leis econômicas indicadoras do caminho que deve ser seguido para que seja mantida em nível elevado a produtividade, melhorado o padrão de vida das populações e empregados corretamente os recursos escassos.
OUTRAS DEFINIÇÕES:
- Economia é a ciência que cuida da melhor administração dos escassos recursos disponíveis para satisfação das necessidades humanas.
Economia é o estudo da alocação (utilização) dos recursos escassos na produção de bens e serviços para a satisfação das necessidades ou dos desejos humanos.
Economia é a ciência da escassez ou das escolhas.
Estudar economia não é útil apenas para melhor entender melhor o mundo que nos cerca, mas principalmente para tomar melhores decisões.
NATUREZA DO PROBLEMA ECONÔMICO:
O problema econômico está centralizado no fato de que os recursos disponíveis ao homem para produzir bens e serviços são limitados, escassos, mas a sua necessidade ou desejo desses bens e serviços varia e é insaciável.
Ou o elemento dominante de todo o problema econômico reduzido a sua expressão mais simples, é a escassez de recursos face às ilimitadas necessidades sociais que devem ser atendidas.
ESCASSEZ:
Quer dizer sempre limitação em relação à procura, às necessidades.
Em todas as sociedades os recursos humanos e patrimoniais são sempre escassos para atender