Programa ambiental
Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável.
Alinhado ao Plano Estratégico e ao Plano de Negócios, o Programa Petrobras Ambiental confirma o compromisso da Companhia em contribuir para a implementação do desenvolvimento sustentável, estratégia que se evidencia no enfoque integrado dos processos produtivos e do meio ambiente. Por meio de sua política de patrocínio ambiental, a Petrobras investe em iniciativas que visam à proteção ambiental e à difusão da consciência ecológica.
O Programa se caracteriza por atuar em temas ambientais relevantes para a Petrobras e para o País, articulando iniciativas que contribuem para criar soluções e oferecer alternativas com potencial transformador e em sinergia com políticas públicas.
O novo tema do Programa é “Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável”.
De 2003 a 2008, o Programa Petrobras Ambiental investiu mais de R$ 150 milhões em projetos de pequeno, médio e grande portes desenvolvidos em parceria com organizações da sociedade civil de todo o País, abrangendo dezenas de bacias, ecossistemas e paisagens na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.
Mais de 5 mil espécies nativas foram estudadas em uma área de influência direta de 9 mil hectares, atendendo a 23 milhões de pessoas direta e indiretamente em 129 municípios de 17 estados brasileiros.
Diretrizes:
Todas as ações do Programa Petrobras Ambiental se orientam pela contribuição ao desenvolvimento sustentável, compreendendo o equilíbrio entre "gerações atuais x futuras", "necessidades humanas x integridade da natureza" e "dimensões econômica, social e ambiental". • Preservar e manter os recursos naturais, com respeito ao ser humano; • Formar líderes da causa ambiental; • Estimular a formação de redes de relacionamento e de trabalho; • Promover a participação das comunidades no desenvolvimento das ações; • Estimular a adoção de novos padrões de produção e de consumo;