Projetos ambientais em Curitiba
Curitiba
2008
Projetos ambientais em Curitiba
Lixo que não é lixo ou agora chamado também de SE-PA-RE.
Em outubro de 1989, o programa “Lixo que não é Lixo” desencadeou uma série de iniciativas na área de proteção ambiental, de educação ambiental e melhorias da qualidade de vida.
Iniciando com as escolas da rede municipal, o programa envolve, hoje, o conjunto da sociedade, e uma ação que tem efeito duplo: contribue para a melhoria da qualidade de vida e proporciona a elevação da consciência social de forte conotação ecológica.
Por esta iniciativa, Curitiba recebeu em 05/09/1990 o Prêmio "UNITED NATIONS ENVIRONMENT" da ONU, ficando internacionalmente conhecida como CAPITAL ECOLÓGICA.
O progama foi implantado em junho de 1991 com o objetivo de estabelecer pontos de troca de materiais recicláveis por produtos hortigranjeiros, visando criar na população o hábito da separação do lixo, sensibilizar para o correto destino final, reforçar a alimentação da classe menos favorecida da sociedade e promover a distribuição da colheita de pequenos produtores da R.M.C.
Atualmente depois de 16 anos o programa irá ficar ainda mais completo. Agora, alem de continuar separando o lixo reciclável do orgánico, vão separar também o metal , o plástico, o papel e o vidro.
Campanha de lixo Cortante.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre as conseqüências do lixo mal acondicionado em 29/05/99 se iniciou a Campanha do Lixo Cortante, pela qual, 120 outdoors foram distribuídos na cidade.
Em 1999, o mau acondicionamento foi a causa de 50% dos acidentes de trabalho na Limpeza Urbana.
Não continua em vigor.
Programa Piá Ambiental.
A partir de 1990, se implantou o Programa Piá Ambiental, que atende crianças de 04 a 14 anos, envolvendo-os em unidades específicas construídas pela Secretaria nos diversos bairros, em atividades de educação artística e