Sustentabilidade
A séria preocupação com a situação ambiental do nosso planeta, fez com que organizações e estudiosos abrissem os olhos para avaliar cidades do mundo que trazem aceleração no desenvolvimento e inovações sustentáveis em seu crescimento. E Curitiba, a cidade brasileira mais sustentável tem conquistado um espaço considerável além das fronteiras, recebendo prêmios e sendo observada como cidade modelo ao redor do mundo.
Entre muitos aspectos que cidades grandes geram problemas nas causas ambientais e qualidade de vida, o transito tem merecida repercussão, causa proveniente do transporte público, problema que cidades como São Paulo enfrentam sem muitas soluções agressivas. Dificuldade está que Curitiba foi projetada para evitar ao decorrer de seu crescimento, e conseguiu uma merecida posição neste quesito.
Além de projetos de transporte, a ampliação de áreas verdes, programas de reciclagem de lixo e estruturação da cidade fizeram de Curitiba uma cidade notável-l e comparável a cidades de primeiro mundo, colocando-a em rankings de premiações ao lado de Barcelona, Vancouver e Nova York.
2- A Cidade
Curitiba é a capital do Paraná, um dos três Estados que compõem a Região Sul do Brasil. Sua fundação oficial data de 29 de março de 1693, quando foi criada a Câmara. é uma cidade com trezentos e dezenove anos, 432 quilômetros quadrados, 75 bairros com quase um 1,8 milhão de habitantes. A maior cidade do Sul do Brasil, Curitiba aparece no Censo Demográfico como uma das cidades mais arborizadas do Brasil e, apesar de os dados serem questionáveis, é inegável que a capital paranaense tem melhorado no quesito preservação ambiental. De 2000 para 2011, o número de metros quadrados de cobertura vegetal por habitante aumentou, de 51,5 m2 para 64,5 m2. A cidade também é pioneira na criação do que se chamou de Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). Existem cinco delas na capital, e a última qualificada pertence ao