Construções sustentáveis em curitiba
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL
CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS EM CURITIBA
DEFINIÇÃO
Os conceitos aplicados às construções sustentáveis tomam forma em 1987, com o relatório coordenado pela então primeira ministra da Noruega, Gros Brundtland, intitulado: “Nosso futuro comum”. Este texto apresentou o conceito de desenvolvimento sustentável. O documento abriu, então, espaço para uma nova área da Arquitetura, que discute uma interação do homem com o entorno, utilizando os elementos e recursos naturais disponíveis, preservando o planeta para as gerações futuras, baseado nas soluções socialmente justas, economicamente viáveis, ecologicamente corretas e culturalmente aceitas. Em síntese o conceito descreve que todos devem “Utilizar os recursos disponíveis no presente sem esgotá-los e comprometer o meio ambiente para as gerações futuras” (Relatório Bruntland – 1987).
A caracterização da sustentabilidade de uma construção vem de diversos processos, os quais são inerentes ao seu projeto, sua execução e também do somatório das técnicas empregadas para integrá-lo ao entorno e do contexto cultural. Na realidade, trata-se de um processo comparativo onde o mais coerente é a confrontação entre projetos visando determinar qual das construções é mais ou menos sustentável.
Pensar em um edifício isolado não faz sentido quando se trata as questões ambientais como a sustentabilidade dos espaços construídos pelo homem. Por ser sistêmica, a construção, para ser sustentável, deve ser elaborada integrada ao seu contexto. O ambiente externo é tão importante quanto o que ocorre nas dependências internas. Por isso, a comparação é a melhor forma de avaliar uma construção sustentável, a obra nunca está sozinha. Quando um edifício cumpre todos os pré-requisitos técnicos, respeita todas as normas éticas ambientais, apenas usa materiais adequados e mesmo assim se fecha para dentro, não condizendo com as necessidades do entorno, não se relacionando com o