PROJETO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS
PROJETO
SPED: IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO NAS EMPRESAS
Gabriel Rocha
Hyana Rodrigues dos Santos
Priscila Roliano da Rosa
Santiago, RS, Brasil
2015
Definição do Problema Este projeto tem como tema o SPED e os impactos nas empresas. A Contabilidade não trabalha isolada das outras áreas e muito menos visando atender somente o fisco, ela tem grande relevância dentro de uma organização fornecendo informações que traçam a continuidade e o desenvolvimento da empresa frente às exigências do mercado atual. Assim, a presente pesquisa visa responder a seguinte questão: Quais são os impactos da implantação do SPED na gestão das empresas?
Introdução/Justificativa O ambiente empresarial atual está passando por grandes alterações entre elas a tecnologia da informação que está originando grandes revoluções à gestão empresarial no Brasil. Assim é de extrema necessidade que as informações sejam coesas e coerentes, em função da velocidade com que as informações circulam, pois é possível saber o que acontece em cada pedacinho do mundo em tempo real. Tratando-se do Fisco não poderia ser desigual: após estudos e pesquisas que identificaram várias fraudes e como consequência perdas no sistema de arrecadação tributária brasileira, assim o governo federal resolveu desenvolver um sistema de informação mais ágio e dinâmico: o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).
O Sped consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital. (BRASIL, 2007) A informatização do sistema tributário instituído pelo governo federal tem o objetivo de integrar e cruzar os dados contábeis e fiscais das