Projeto
Itaberaba /2014
Universidade Norte Do Pará PROJETO: ARTES VISUAIS NA ESCOLA
INTRODUÇÃO
A arte é a expressão clara da riqueza criadora do individuo em todos os tempos, lugares e espaços. O estudante, através do fazer artístico, pode exercitar suas capacidades cognitivas, sensitivas, afetivas e imaginativas, organizadas a partir da aprendizagem formal e ao mesmo tempo desenvolver atividades que estabelecem relações interpessoais e perpassam o convívio social, levando-o a valorizar a si mesmo e o outro.
Através da Arte podemos abordar questões fundamentais ao exercício da cidadania e contextualizar temas relevantes a pluralidade cultural e a auto estima do aluno, preparando-o para melhor apreender os conhecimentos vivenciados nas outras disciplinas previstas no currículo.
Partindo desses pressupostos é possível verificar a importância da oficina de artes visuais , pois é nela que o aluno pode participar de aulas que despertem seu o potencial criativo e intelectual e ampliando sua visão sociocultural e possibilitando a apropriação do conhecimento de forma lúdica e espontânea.
JUSTIFICATIVA
“Quero conhecer para melhor sentir e sentir para melhor conhecer”
(Cézanne)
A corporeidade, em congruência com a linguagem, instaura-se como um caminho privilegiado para a criação artística . Nesta perspectiva, a criação se funda na técnica como um saber próprio, constituído no diálogo manifestado pela memória na linguagem, que é a corporeidade. Ao trazer essa visão, pretendemos trazer a corporeidade como o lugar onde se condensa, na substância material, a substância mais sensível do homem, portanto torna-se