projeto
Nome do orientador: Seixas
1.Tema, depois titulo: Breve incursão sobre o problema da saúde mental entre os anos 1950 a 1980 ;Hospício de Barbacena
2.Introdução
Em Minas Gerais, entre os anos de 1930 à 1980, localizava-se o Hospício de Barbacena, também conhecido pelo nome de “Colônia”, o maior centro psiquiátrico do Brasil inaugurado em 1903, sob a presidência de Rodrigo Alves, segundo registros históricos, situava-se nas terras da antiga “Fazenda da Caveira” cujo proprietário era Joaquim Silvério dos Reis, conhecido na história mineira como o delator do movimento dos Inconfidentes. O Hospício de Barbacena tinha como função prestar assistência à saúde mental dos pacientes da região, porém levava-se para a instituição uma grande quantidade de pacientes sifilíticos, tuberculosos e marginalizados, gerando-se um registro de 60 mil mortes por inanição, diarréia, hipotermia e maus-tratos. Essa polêmica na História Brasileira faz com que surjam vários estudos para que se compreenda a importância da saúde mental, assim, no ano de 1978 se inicia o movimento social pelos direitos dos pacientes psiquiátricos em nosso país, denominado Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM), passando a denunciar as violências cometidas nos manicômios, a falta de diagnóstico hospitalar, a falta de estrutura e médicos adequados, entre outras criticas que formam a trajetória de luta na política da saúde mental.
3. Justificativa: Compreensão da importância das instituições que integram pessoas com problemas psiquiátricos na sociedade.
4. Formulação do problema da pesquisa:
5. Objetivo Geral e Especifico: compreender a trajetória da política de saúde mental entre os anos 1950 a 1980; Pesquisar sobre alguma instituição da ONU que ajuda na política de saúde mental.
6. Construção da hipótese:
7. Metodologia:
8. Referências bibliográficas:
9. Recursos:
10. Cronograma: